Projeto Mova-se capacita alunos da ETEC a transformarem ideias em negócios

No período noturno dos dias 4, 5 e 6 de setembro, na sede da Etec Dr. Adail Nunes da Silva, em Taquaritinga, os alunos de diversos cursos técnicos tiveram a oportunidade de criarem projetos com potencial de se tornarem startups através do Projeto Mova-se.

Durante os dois primeiros dias, cerca de 80 alunos receberam treinamentos práticos para entenderem os principais processos na criação de uma Startup. O professor da casa e empresário Robson Galloppi fez uma breve explanação sobre como os participantes deveriam pensar em negócios que fossem escaláveis, ou seja, projetos que pudessem atender milhares de usuários com o menor custo possível. Dentre ideias apresentadas, 8 projetos foram escolhidos para serem aperfeiçoados antes de ser apresentados aos jurados.

No processo de aprimoramento de ideias, a professora Fernanda Gianotti da Etec Alcides Cestari, de Monte Alto, demonstrou aos alunos como estrutura-las através da modelagem de negócios Canvas. Após a palestra, uma equipe de mentores formada por profissionais experientes e com expertise em negócios como Amanda Makino (Analista de Sistemas da Programmer’s), Felipe do Espirito Santo (Tech Speaker da Mozilla), Igor Cordioli (ex-aluno da Etec), Leonardo Olivério (proprietário da Hydra Consultoria Estratégica) e Pablo Zaniolo (CEO da Startup Mupper) orientaram os participantes no desenvolvimento dos projetos.

Equipe de mentores do Projeto Mova-se

Equipe de mentores do Projeto Mova-se

No segundo dia de evento foi a vez da consultora do Sebrae, Patricia Pesseguini, subir ao palco e compartilhar com os alunos sobre como o ambiente digital oferece oportunidade de negócios. Com os projetos estruturados, o empresário Leonardo Olivério fechou as apresentações ensinando aos alunos como vender os projetos desenvolvidos para os investidores.

O ápice do evento aconteceu na noite do dia 06 de setembro, quando as 8 equipes subiram ao palco e apresentaram os resultados dos trabalhos aos 5 jurados presentes no evento. Com tempo cronometrado coube aos grupos convencer a banca sobre a viabilidade de suas ideias.

Banca de jurados: Iglá Generoso, Thais Casagrande, Marcio Montemor, Gustavo Gabriel e Aristeu Silva

Banca de jurados: Iglá Generoso, Thais Casagrande, Marcio Montemor, Gustavo Gabriel e Aristeu Silva

Com as avaliações em mãos, os jurados elegeram os 3 melhores projetos de acordo com os critérios viabilidade, inovação e escalabilidade. Os 3 primeiros colocados ganharam acesso à escola de aceleração de empreendedores e negócios – Academia PME, onde os participantes poderão ter uma experiência de aprendizado com empreendedores de sucesso, negócios milionários e livros best sellers, para acelerar a aprendizagem e desenvolver habilidades de líderes do futuro.

Em segundo lugar, o projeto ConstruMais – um aplicativo que visa conectar pessoas com obras à profissionais e fornecedores de materiais de construção – ganhou além do treinamento um tablet.

Grupo ConstruMais se apresentando no Mova-se

Grupo ConstruMais se apresentando no Mova-se

O grupo campeão, o projeto Fast Service – um aplicativo que pretende automatizar o atendimento em bares e restaurantes – foi premiado com uma visita à Global Labs, uma comunidade de empreendedores e espaço colaborativo de trabalho para desenvolver oportunidades de negócio, na cidade de Araraquara.

Grupo Fast Service, campeões do Mova-se

Grupo Fast Service, campeões do Mova-se

Além de conquistar o terceiro lugar, o projeto Flour Check – um aplicativo com objetivo de monitorar os processos de fabricação de pães – chamou a atenção do jurado Marcio Montemor, sócio da empresa Unitrigo de Catanduva, que propôs um investimento ao grupo para desenvolver o projeto.

Equipe Flour Check irá receber investimento para o projeto

Equipe Flour Check irá receber investimento para o projeto

Durante o encerramento do evento, o consultor do Sebrae Taquaritinga (que será inaugurado em outubro), Aristeu Silva falou da importância de se trabalhar a cultura empreendedora na escola. O sócio da Academia PME e da Glabal Labs, Iglá Generoso, enfatizou também o fato de que a região está amadurecendo um ecossistema de negócios e que o projeto Mova-se é uma prova disso. A diretora da Etec Taquaritinga encerrou o evento falando sobre como a participação desses alunos já é uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Jurados e organizadores do Mova-se

Jurados e organizadores do Mova-se

ETEC Dr. Adail Nunes da Silva

R. Francisco Valzachi, 51- Vila Rosa,
Taquaritinga - SP, 15900-000

(16) 3252-5615 | (16) 3252-5140

etedans@yahoo.com.br

Expansão 9 de Julho

Rua Mario Rosário La Penta, s/n - Jardim Contendas, Taquaritinga - SP, 15900-000

(16) 3252-8139

etedans@yahoo.com.br